quarta-feira, 5 de março de 2008

QUEM ESTA ERRADO?


Estamos vivendo uma semana difícil na América do Sul. O Equador acusando a Colômbia de ter invadido seu território, a Venezuela com o dedo em riste na cara do país vizinho dizendo que se fizer o mesmo será declarado guerra.
Mobilizações de tropas militares nas fronteiras de dois dos três países envolvidos. A Colômbia, muito sensata, não fez o mesmo - não saberíamos o resultado dessa atitude se a tivesse feio. Os ânimos estavam exaltados e todos com seus argumentos na ponta da língua para justificar um conflito armado.
Mas o que ninguém se atentou é por qual motivo houve a invasão no território equatoriano? Oras, para interceptar parte de uma força que seqüestra, trafica, mata e extorque livre dos tribunais colombianos. Praticam todo tipo de crime contra a sociedade e não só colombiana e sim em todo o mundo com o envio de drogas. Drogas que abastecem as grandes cidades brasileiras, tornando-as inabitáveis. Estou usando apenas um exemplo, apenas um braço das práticas ilegais das Farc.
E porque tanto barulho por uma atitude, que no ponto de vista social, esta certo? Porque o presidente venezuelano Hugo Chaves foi logo se armando e endurecendo o indicador, ameaçando uma guerra caso isso ocorra em seu território? Porque Rafael Corrêa, presidente do Equador, se sentiu tão ofendido e invadido?
As respostas estão nos documentos encontrados com Raúl Reyes, considerado o número dois no comando das FarC e morto semana passada junto com outros 20 subalternos. Foram divulgados pelo governo colombiano fotos e comprovantes de empréstimos de Chaves a Força Revolucionaria. No total é mais de R$ 500 milhões de reais para financiar a barbárie, caos, medo e meios de abalar o governo de Uribe, um desafeto do presidente venezuelano.
Todo esse barulho, essa sensação falsa de ter sido invadido, traído é apenas para distrair do objetivo principal. Porque tudo indica que exite apoio de Chaves e de Correa às Farc. Acusam a Colômbia de ter desrespeitado o tratado de Geneva, onde é crime a invasão de territórios, mas também é crime financiar, apoiar e acobertar criminosos, homicidas, traficantes e seqüestradores em seu país.
Fico imaginando se realmente resultar em um conflito armado entre Colômbia, Equador e Venezuela, qual seria a posição do Brasil? Melhor, qual seria a posição do presidente Lula? Todos nós sabemos da simpatia que Lula tem por Chaves, mas sabemos também que os Estados Unidos apoiou totalmente a atitude da Colômbia. Sabemos que Chaves provoca constantemente os americanos.
Minha imaginação viaja e me delicio com a imagem do Lula sendo pressionado a ter que assumir um lado desse conflito imaginário. Vai prevalecer a razão ou o “companheirismo”?

4 comentários:

Unknown disse...

Adorei o texto........é tudo isso mesmo !!!!! Eles senhores poderosos com suas máscaras e nós pobres mortais, com nossos narizes de palhaços. Silvia Fragoso

Alexandre Gomes disse...

Valeu pela visita Silvia. Tentei entrar no seu Blog, mas ta bloqueado para terceiros o acesso. Mas visite sempre que quiser, vai ser um prazer dividir opiniões.
bj
ale

Anônimo disse...

Oi, Ale! Você está certo, mas ainda tem uma coisa muito errada nisso tudo. As Farc não são clandestinas. Uribe sabe onde estão, quem são e não consegue acabar com eles em seu próprio território. O mundo todo exibiu imagens do novo homem que assumiu o segundo lugar no comando das forças. Correa chegou a levantar a suspeita de que as Farc tem bases também no Brasil, o que não seria surpresa, afinal o tráfico por aqui tem estrutura internacional. Então a Colômbia poderia invadir e bombardear os cartéis brasileiros (o que seria diferente de uma ação conjunta) e tudo bem? À parte os conchavos dos "companheiros" presidentes, faltou diálogo. É sempre assim, os interesses pessoais vêm na frente até mesmo da estabilidade do continente. Bjs

elizabeth costa disse...

Alee o Lulinha não fará nada, pq ele num vê e num sabe de nada então não tomará nenhuma decisão.
Mas falando serio, o que deu nesse povo essa semana?! De repente querem uma guerra, de repente a América do Sul ficou violenta e os EUA apoiando um lado e o nosso país aqui no meio sem saber a quem apoiar.
Na verdade eu acho que os governantes de outros paises tinham que se respeitar mais e nós ficarmos do lado certo.
Mas qual é o lado certo?