sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

LEMBRA? VIVEMOS EM UMA DEMOCRÁCIA


Vivemos ou não em uma democracia? Democracia segundo o dicionário Aurélio é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de eleitos representantes — forma mais usual. Pode ser num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
Numa frase famosa, democracia é o "governo do povo, pelo povo e para o povo". Democracia opõe-se à ditadura e ao totalitarismo, onde o poder reside numa elite auto-eleita.
Mas o que vimos essa semana nos telejornais foi a violação do direito de se levantar contra uma idéia ou um ideal. Nosso presidente, mais uma vez, deu sinais de querer governar esse país baseado numa ditadura. Criticou abertamente o judiciário pedindo que “metesse o nariz nas coisas deles”. O que Lula precisa saber é que em um país onde o regime é a democracia, é necessários os três poderes (judiciário, legislativo e o executivo) e nenhum tem total autonomia. Mas deixemos de lado a instituição – judiciário – e fiquemos apenas com o cidadão Marco Aurélio Mello. Cidadão como qualquer um de nós, com direito de não concordar com a forma que esse governo lulista vem usando a maquina do Estado a seu favor. É e justamente esse direito que Lula quer tolher, quer cercear?
Os petistas atuais vivem em uma nostalgia dos tempos da ditadura. Respiram a opressão, querem conduzir esse país aos ideais retrógrados que levaram ao fim da Rússia, derrubaram o muro na Alemanha e deixa Cuba, até os dias de hoje, em uma miséria franciscana.
Esses lulistas querem que aceitemos um aumento vergonhoso do salário mínimo e se gabam de estar fazendo um governo como nenhum outro. Realmente, como nenhum outro governo corrupto já fez antes!
A falta de governabilidade leva as MPs em massa às mesas das casas legislativas, obstruindo outras votações de grande importância para a sociedade. Leis de condenação mais duras, por exemplo. Leis que coloquem atrás das grandes canalhas que vendem frangos estragados para o cidadão comum, como eu, você ou seu vizinho. Não gastamos de forma desregrada fortunas em jantares, jóias, botox, ou seja lá o que for em nosso cartão, já que ele não é corporativo e saíra do próprio bolso o dinheiro dessa farra. Se bem que os gastos abusivos desse (des)governo saem dos nossos bolsos de qualquer jeito. Que nas próximas eleições possamos varrer Brasília dessa corja que assola o planalto.

3 comentários:

Renata Ribeiro disse...

Você é realmente bom no que faz : )
Obrigada por nos presentear com esses posts dignos de um artigo na Veja ^^ [não estou exagerando].
Vc escreve pra alguma revista ?
Mais uma vez obrigada por expressar nossos sentimentos de indignação diante da palhaçada que é o nosso sistema político. Ou talvez não seja o sistema, mas quem o exerce...
Não me considero entendida do assunto, até porque sou muito jovem e não acompanho tanto, mas assisto telejornais, leio revistas com alguma freqüência; e queria dizer que vc conseguiu expressar o que muitos estão pensando.
É uma pena que o blog não tenha uma repercussão TÃO grande. [ainda]

Quem sabe vc não vira uma versão masculina e mais intelectual da Marimoon ? [a maior blogueira do Brasil ^^]

um abraço, fique com Deus !

daiane disse...

Fala Ale!!
Meu, vc realmente fala coisas inteligentes,a cada dia admiro mais vc!
O Brasil precisa mais de pessoas como vc,q falam o q pensam,sem medo dos outros!!É isso ai Ale!!
Te apoio daqui.Eu já disse antes mais digo de novo,seu blog é muito foda!!Parabéns!
Eu acho q vai ser preciso sair dando uns tapas na cara do povão,p/ ver se eles acoradam e vejam o q está acontecendo no nosso país!
Beijos e ate´mais!

Marcella disse...

Ah... isso tudo acontece porque neste país impera a impunidade. NOSSO Congresso está cheio de ladrões que roubam na nossa cara e nada acontece... É a politicagem da roubalheira. Não vejo quem está ló por amor às Ciências Políticas. Vejo que estão lá e se deslumbram com carros pagos pelo povo que anda de buzão, usam cartões de crédito às custas do povo e viajam para a Argentina, para os congressos e conferências de sei-lá-o-quê que não se realizaram e então, ficam passeando por lá... E o nosso presidente ? Não sabe de nada, não viu nada, não vê seus amiguinhos roubando, rindo da cara do povo... Está tudo errado ! Aproveitando a sugestão do "nosso querido excelentíssimo salve salve presidente da República! Temos que começar a meter nosso nariz nas nossas coisas e a primeira delas é fazr uma faxina no Congresso Nacional. Jugar as laranjas podres no lixo ! Por enquanto é isso, Alê.
Beijos da Marcella.